Através da sucção a vácuo por potentes bombas, os detritos são aspirados e conduzidos para o interior de caminhões-tanque. O transporte e descarte dos efluentes é realizado exclusivamente em estações de tratamento, de acordo com as determinações legais e a classificação da origem (esgoto doméstico ou industrial e comercial), tudo de forma eficiente, rápida e segura:

Limpeza de Fossa Séptica

É indicada quando a capacidade de armazenamento está próxima do seu limite, evitando o acumulo excessivo de lodo e resíduos de esgoto em geral, bem como, prevenindo o transbordamento e combatendo a proliferação de pragas e do mau cheiro.

Limpeza de Fossa Negra


Por meio de veículos modernos equipados com sistemas de alto-vácuo, que transportam resíduos líquidos, pastosos ou granulados, para os locais apropriados de descarte. Todos os serviços de limpeza de fossa negra que Roto-Rooter oferece são realizados com a máxima eficiência e segurança. Fornecemos certificado de garantia por todos os serviços prestados.
.

Limpeza de Caixas de Gordura

A limpeza da caixa de gordura deve ser realizada quinzenalmente ou pelo menos uma vez a cada três meses, dependendo do imóvel e do ritmo da cozinha. Por exemplo, a demanda de uma casa é diferente daquela adotada em um prédio ou em um restaurante..

Limpeza de Bacias de Tratamento

Limpeza dos agentes contaminantes, sujeiras solidificadas, lodo, resíduos, germes, acumulo de sujeiras, realizamos a limpeza completa de bacia de tratamento.

Conforme a característica, perfil de utilização e capacidade, as fossas devem ser submetidas a manutenção preventiva periódica, evitando que exceda a capacidade e transborde, causando contaminação do solo e a proliferação de doenças. Clique aqui para entrar em contato.

 
 
 
Processo de Limpeza

O processo de limpeza de fossas é um processo que requer cuidado e a presença de profissionais especializados no assunto. Afinal, a fossa é um local de armazenamento e tratamento de esgoto e, como tal, pode conter resíduos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Após ser previamente tratado, o esgoto é descartado em locais próprios para a coleta. Entretanto, alguns de seus resíduos ainda permanecem nas fossas e, se não forem devidamente retirados, também podem acarretar problemas no funcionamento das mesmas. Atualmente, o equipamento mais usado para limpar fossas é o caminhão com sistema auto vácuo. Por meio de um processo de sucção à vácuo, o caminhão garante segurança, rapidez e eficácia no processo. Ao longo deste artigo, você conhecerá os principais serviços realizados com caminhão limpa fossa auto vácuo e entenderá como ele é operado.

 
 
 

 

Para que serve um caminhão auto vácuo?

Conforme explicado brevemente, um caminhão limpa fossa auto vácuo suga os resíduos das fossas, armazenando-os em locais seguros e apropriados.
Os equipamentos da Desentupidora Gomes, em São Paulo, possuem alto desempenho e são 
operados por profissionais credenciados e altamente capacitados na área.

Os principais serviços realizados são:

  •  Limpeza de fossa séptica, caixas de gordura e redes pluviais.
  •  Limpeza de canais de esgoto oleoso e pluvial.
  •  Desentupimento de sistemas de esgoto.
  •  Limpeza da caixa desarenadora, entre outros sistemas.

Quem pode operar um caminhão limpa fossa?

O caminhão limpa fossa auto vácuo só poderá ser operado por profissionais treinados no curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos) e com Carteira Nacional de Habilitação de acordo com a categoria.
No processo de limpeza de fossas, o caminhão é conduzido por dois profissionais: um motorista e um encarregado, que irá coordenar o restante da equipe antes e durante o procedimento.

 
 
 

 

Cuidados com a limpeza de fossa

Para que o processo de limpeza seja realizado de forma segura e eficaz, alguns cuidados precisam ser tomados antes e durante o procedimento.

As principais medidas de segurança são:

  •  Todos os EPIs devem atender aos padrões de legislação ambiental e segurança do trabalho.
  •  Todo o serviço deve ser planejado com antecedência para evitar situações imprevistas.
  •  Antes de se iniciar as atividades com o caminhão toda a área deverá ser analisada.
  •  Limites de explosividade e imediações do caminhão devem ser frequentemente monitorados.
  •  Enquanto a fossa estiver aberta, jamais devem ser acessos cigarros ou isqueiros, pois o local pode conter gases inflamáveis.
  •  O operador deve se manter próximo do caminhão. Essa condição permitirá que o equipamento seja freado em casos de possíveis acidentes.
  •  O ideal é que a limpeza seja realizada em um dia que a fossa não receba nenhum tipo de resíduo.

    Ilustração